domingo, 6 de maio de 2012

AMÉRICA É CAMPEÃO POTIGUAR 2012



O América é o campeão potiguar 2012. A equipe venceu o ABC no jogo da "volta" da decisão do campeonato - 2 a zero - no estádio Frasqueirão, casa do ABC. De quebra, os rubros, além de impedirem o tricampeonato alvinegro (o ABC é bicampeão 2010-2011 e buscava o terceiro título), quebraram um jejum de títulos de quase 9 anos: a última conquista americana antes do êxito de hoje foi o bicampeonato 2002-2003.

Só para lembrar: no jogo de "ida", em Goianinha, o América venceu o ABC por 2 a 1 de virada - com isto, o América tinha o empate a seu favor para sagrar-se campeão potiguar; o ABC precisava vencer por mais de um gol de vantagem para erguer mais um título estadual em casa; vitória alvinegra por apenas um gol de diferença forçava a decisão nos pênaltis.

Ao longo do primeiro tempo, praticamente em metade do período, as equipes foram se estudando. O ABC eventualmete saía ao ataque - muitas vezes com Raul "puxando" os avanços - e, apesar de ter 3 zagueiros, em grande parte das ocasiões o trio parecia não se entender e as saídas de bola eram lentas. O América, por sua vez, tratava de ignorar um pouco que tinha a vantagem de sagrar-se campeão estadual com um empate e chegava ao ataque com mais constância, especialmente pela esquerda - mas buscando sair para atacar "na boa". Poucas tentativas com real perigo de gol.

Aos 7 minutos do segundo tempo, Isac tocou a bola a Wanderson na pequena área, que completou rápido com um chute seco, deixando o goleiro do ABC "batido". Bola no fundo das redes. América, 1 a zero. Com isto, o "placar geral" (juntando o jogo de "ida") passou a 3 a 1 para o time rubro, complicando a situação do ABC.

O América seguiu usando os contra-ataques especialmente com Wanderson (que ao longo do jogo ganhou fácil as jogadas contra Murilo em várias ocasiões), apesar de logo após o gol ter periddo Isac, expulso; o ABC pôs Paulista em campo e tratou de partir para otudo-ou-nada. Aos 38 minutos, o jogo teve de ser interrompido por instantes, pois os jogadores se desentenderam e Jerson acabou expulso - ficando, assim, dez jogadores de cada lado.

Aos 45 minutos, em mais um ataque, Fabinho avançou e chutou firme na área, o goleiro defendeu, a sobra ficou com o próprio Fabinho que insistiu  e ampliou o placar - América, 2 a zero. No tempo extra, mais um jogador expulso, Cleber (do América) - mas o placar estava consolidado: final, América 2 a zero e campeão. A torcida rubra, pela primeira vez, comemorou um título no gramado do eterno rival ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário