terça-feira, 1 de maio de 2012

AMÉRICA SE APROXIMA DA CONQUISTA

O América que disputou as últimas três rodadas do Campeonato Estadual com uma espécie de nó apertando o pescoço, conseguiu uma uma forte reação e ficou muito perto de acabar com o jejum de oito  anos sem conquistar o título da competição. A vitória, mais uma vez de virada, sobre o ABC, deixou o alvirrubro a um simples empate de conquistar a meta traçada pela diretoria no início da temporada: a conquista do título de 2012.

A vantagem obtida não vai mudar a determinação da equipe no segundo e último confronto pela competição estadual. O treinador Roberto Fernandes, que conquistou o terceiro êxito seguido sobre o rival, já avisou que não pretende relaxar e que podem esperar o América atuando da mesma forma no confronto de volta no Frasqueirão, marcado para o próximo domingo.

A primeira atitude do treinador não foi nem comemorar a excelente vitória contra o alvinegro, mas sim chamar a responsabilidade todo o elenco. "Não tem nada ganho, tem que trabalhar firme. Um pequeno vacilo dos dois lados e a coisa se complica. Eu não gosto de por atuar com a vantagem mudar a forma de jogar. Já que tem uma condição favorável, nada melhor do que manter com equilíbrio a forma de jogar. Não tem muito que mudar nesta reta final".

O comandante americano projeta uma partida bem mais complicada do que o primeiro confronto. Ele ressaltou a combatividade do elenco americano e pretende que a equipe, no mínimo, repita o que fez em Goianinha. "Futebol é esporte de resultado e não de justiça, mas uma hora ou outra  a nossa bola tinha que entrar. No primeiro tempo a gente se perdeu mas eu acho que faltou organização, no segundo tempo com a mesma vontade e mais organizados a coisa mudou", comentou.

O ambiente no ABC é de alerta,  o clube que vinha gozando de uma larga vantagem sobre o rival, viu essa frente ser completamente destruída a partida chegada de Roberto Fernandes. Agora, inclusive, em caso de nova derrota no domingo, o alvinegro será ultrapassado pelo rival na soma geral de pontos do Estadual.

Com três vitórias e três derrotas no clássico, Leandro Campos acredita que não tem por que bater desespero. "Existe uma igualdade entre as equipes, com seis jogos e três vitórias para cada uma. É importante ressaltar que ano passado quando decidimos com o Santa Cruz perdemos o primeiro e fomos campeões. Domingo foi apenas o primeiro tempo e vejo o ABC com boas condições de conquistar o tri-campeonato".

Quanto ao resultado negativo, ele lamentou os percalços gerados pelas contusões de Murilo e Edson, o que já se tornou um motivo de preocupação da comissão técnica.

Melhor, alvirrubro obtém vitória justa

Em mais uma virada sensacional, o América bateu o ABC por 2 a 1, domingo no estádio Nazarenão e deu um passo importante rumo ao título estadual de 2012. Isac e Lúcio, ambos no segundo tempo, fizeram os gols, que garantiram os três pontos e deixaram o alvirrubro a um ponto de quebrar um jejum que já dura oito anos. Raul marcou para o alvinegro.  Caso vença por um gol de diferença, domingo no Frasqueirão, os abecedistas vão levar a decisão para os pênaltis, para ser campeão direto o clube terá de abrir vantagem igual ou superior a dois gols.

Como era de se esperar num clássico decisivo, sobraram determinação e aplicação tática e faltou espetáculo. As duas equipes foram a campo dispostas a promover uma verdadeira batalha e disputaram cada palmo dentro do campo. O gol do ABC não saiu de nenhuma jogada ensaiada, mas sim de uma falha coletiva da zaga americana. Aos 19 minutos, quando tentava aprontar um contra ataque, Norberto vacilou, perdeu a bola para Jérson que lançou Berg, ele cruzou, Fabiano tentou cortar, não conseguiu e a bola sobrou no pé de Raul, que de puxeta colocou no fundo da rede. A partir desse momento o jogo se transformou num confronto de ataque contra defesa.

Depois disso só deu América no ataque, mas apressado e precipitado, o time só chegou com periogo em duas oportunidades. Na primeira Wanderson quase fez um gol olímpico e na segunda ele obrigou Camilo a fazer um defesaço, com forte chute da entrada da área.

No segundo tempo o panorama da partida continuou exatamente o mesmo. Encurralado o ABC não conseguiu segurar o resultado. Aos 17, numa jogada individual, Isac, com bela atuação, fez um golaço, batendo de fora da área. Aos 30 minutos, após boa escapa de Pingo pela direita, ele cruzou alto, na cabeça de Lúcio que decretou a virada no marcador. Apesar da pressão alvirrubra e de o ABC ter ficado com dez homens, com a contusão de Edson, o placar não foi mas alterado.

MP estuda o problema das arquibancadas

O novo problema registrado na arquibancada móvel instalada no Nazarenão, que cedeu e provocou ferimento leve em um torcedor do ABC, pode trazer consequência para o América. O caso já está nas mãos do Ministério Público, que através da Comissão de Implementação do Estatuto do Torcedor deve se pronunciar nos próximos dias. O presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, disse que não pode antecipar que tipo de penalidade o clube mandante estará sujeito, mas ressalta que o América deve enfrentar problemas futuros devido ao incidente.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente da FNF foi comunicar o caso ao promotor Luís Eduardo Marinho, que vai analisar os relatórios do Corpo de Bombeiros e do Crea para tomar uma posição."Não posso antecipar qualquer posição sem antes ter conhecimento sobre o que diz os laudos técnicos. Esse caso será repassado ao Tribunal de Justiça Desportiva que vai avaliar a situação e decidir se cabe algum tipo de penalidade. Esse é o terceiro jogo no Nazarenão que se registra problema naquela arquibancada", afirmou José Vanildo.

As fotos do equipamento divulgada em algumas páginas na internet, mostram que a estrutura está fragilizada e que algumas peças eram presas com arame. O acidente ocorreu no momento do gol do ABC, quando os torcedores estavam pulando e uma tábua se partiu ao meio, provocando a queda do torcedor, que sofreu arranhões nos braços e abdômen.

O tenente Couceiro, do Corpo de Bombeiros, disse que a corporação já emitiu relatório sobre o fato e informou que a responsabilidade deles é "cobrar dos organizadores do evento a presença de um engenheiro com registro no Crea, para fazer a Assinatura de Responsabilidade Técnica (ART) para que eles possam liberar a estrutura".

O que os técnicos do Crea e do Corpo de Bombeiros vão investigar agora é o motivo que provocou o acidente. "O engenheiro responsável pelo projeto é que vai responder ante as autoridades. Nós estamos investigando se foi colocada em cima daquela estrutura mais gente do que ela poderia suportar. Também não está descartado o registro de alguma falha no projeto feito pelo engenheiro, que pode ter calculado mal a capacidade que a estrutura poderia suportar", informou Couceiro.

O presidente da FNF, José Vanildo, não acredita que o fato possa vir a prejudicar o América em termos de Brasileirão. A análise realizada pela CBF será baseada na avaliação feita pelos seus técnicos no Nazarenão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário