quarta-feira, 16 de maio de 2012

CREA AVALIA QUE OBRA ESTA NO PRAZO

A fase de fundação do estádio Arena das Dunas já estaria quase que 100 por cento concluída ficando à espera apenas da superestruturaA diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RN) elogiou o cronograma físico traçado para construção da Arena das Dunas e, também, ressaltou que o projeto de Natal para Copa do Mundo de 2014 caminha dentro do prazo estabelecido pela FIFA. O engenheiro civil, Eunélio Silva, ouvidor do conselho regional, disse que não vê motivo para maiores preocupações, uma vez que a fase mais difícil da construção está chegando ao fim - que é a fixação das estacas e concretagem dos blocos de coroamento.


"Das 3.200 estacas, 2.800 já estão fixadas. Quer dizer, a fase que leva mais tempo no projeto já está para acabar. Praticamente 80% da obra será realizada através de pré-moldados e o prazo estabelecido pelo cronograma está muito bem disposto. Não há motivo para preocupação", ressaltou Eunélio Silva.

O vice-presidente do Crea-RN, José D'arimatéa Fernandes reforçou a opinião de Eunélio, ressaltando que o projeto de construção está muito bem entregue, uma vez que a OAS trata-se de uma empresa bem conceituada no ramo da engenharia e não iria colocar em risco sua imagem num projeto que não teria condições de ficar pronto. "O prejuízo para imagem dessa empresa seria muito grande, uma vez que ela participa de concorrências em busca de grandes projetos tanto dentro quanto fora do Brasil", destacou D'arimatéa.

Outro ponto positivo, apontado pelo engenheiro José D'Arimatéa é que o projeto da Arena das Dunas  não  apresenta qualquer tipo de gargalo: "O pilar de engenharia está bem entregue a OAS, os processos de licenciamentos estão sem qualquer pendência e os recursos financeiros para realização do projeto também estão certos".

O representantes do CREA também destacaram a credibilidade do secretário da Secopa, Demétrio Torres, que está conduzindo o processo de construção da Arena das Dunas. "Demétrio Torres no meio da é engenharia é um profissional de credibilidade plena. Ele não iria se sujar e passar uma informação incorreta. Se Demétrio Torres falou que o projeto atingiu os 23% do total da construção, deve ser levado em conta isso. Tudo leva a crer que houve precipitação na informação passada pela Folha de São Paulo",  ressaltou D'arimatéa.

Foi destacado ainda que o sistema de construção usado na Arena das Dunas é muito avançado e que, a partir de julho, como previu o secretário da Secopa, a população que trafega pelo local vai ficar com a impressão de que o projeto adotou um ritmo mais acelerado. "Tudo que está sendo realizado até agora é para dentro do chão. Mas as vigas para fixação dos batentes de arquibancadas estão sendo produzidas. Com as máquinas apropriadas eles vão montar aquilo numa velocidade impressionante e realmente o leigo ficará com uma impressão melhor sobre a construção da Arena das Dunas", disse Eunélio Silva, frisando em seguida: "Já disse que rasgo minha carteira depois de 40 anos de engenharia se esse estádio não ficar pronto!".

O presidente do Crea, Modestop Ferreira dos Santos Filho, destacou a importancia da participação da entidade não apenas na fiscalização diária da obra da Arena, mas sobretudo nas comissões que avaliam as obras de mobilidade em Natal. Na questão dos projetos de mobilidade, não existe o mesmo índice de segurança na sua realização que existe para Arena das Dunas. "Tem dinheiro para realizar os projetos de mobilidade, mas nós estamos encontrando gargalos na questão das desapropriações. Ainda pesa bastante outros fatores que estão atrapalhando o desenrolar das obras. Esperamos que sejam resolvidos", disse Modesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário