quarta-feira, 16 de maio de 2012

FESTA DO BOI É AMEAÇADA POR RISCO DE AFTOSA

Os produtores de outros estados que queiram trazer gado para a Festa do Boi no RN (que geralmente acontece no segundo semestre do ano, em outubro) terão que passar por um estado de quarentena para poder retornar ao seu estado de origem, tendo que arcar com todas as despesas com alimentação e sorologia. Além de que os estados que tem o gado no em estado de sorologia, não podem receber nem enviar os animais.

Marcos Teixeira, presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores, afirmou que realmente estamos ameaçados, pela questão do trânsito. "Tudo isso vai tirar o brilho da festa do boi. Nós estamos trabalhando para que não caia demais", afirmou.

O ministério da Agricultura estabeleceu que, a partir do dia 15 de maio, os estados que estão na fase de sorologia (Alagoas, Piauí, Ceará, Maranhão e Pernambuco) tem que vetar o trânsito de animal nos estados que ainda apresentam médio risco de aftosa, que são Paraíba e Rio Grande do Norte. Essa regra é estabelecida pelas portarias 57 e 58, publicadas na semana passada, no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário